Dormir bem

Todas as pessoas já verificaram que uma boa noite de sono é importante para reparar as energias e enfrentar um novo dia de tensões da vida moderna. Os estudos têm comprovado que uma noite de sono, tem uma função importante de recarregar as baterias e manter a saúde. Já está comprovado que o número de horas de sono não é necessário ser muito longo, para ser repousante, sob o ponto de vista da tensão muscular e cerebral. O importante é a qualidade do sono que precisa ser profundo, para ser reparador e relaxante da poderosa musculatura das costas e da cabeça (nuca). Mas é surpreendente como poucas pessoas associam uma noite de sono reparadora com as condições físicas de sua cama, incluindo o colchão, travesseiro e a posição de dormir.

Passamos um terço de nossas vidas na cama, embora ela própria não entre em nossas considerações sobre saúde. Após 10 anos de uso, mesmo uma boa cama, já ficou deteriorada, após aproximadamente 30.000 horas de uso.

O deitar permite um descanso físico aos músculos, pois esses não devem sustentar o nosso corpo, como quando ficamos de pé ou sentado. Qualquer músculo, principalmente os das costas, que estava contraído pode relaxar e com isso libertar as vértebras de estarem apertando umas às outras.

O repouso muscular, mesmo sem o total relaxamento, é mais adequado ainda se o quarto estiver na penumbra e com música suave, embaladora, pois os estímulos óticos (luz), os sonoros (barulhentos) e os olfativos (cheiros fortes) dificultam o relaxamento.
Ao dormir deve-se considerar o problema físico do colchão, travesseiro e a posição ou postura ao dormir.
O colchão e o travesseiro, não podem ser nem muito mole nem muito duro.
Assim o mercado tem a oferecer aos pacientes com problemas de coluna vertebral um novo material que são os colchões e travesseiros de látex.

Esse novo material permite um perfeito ajuste à anatomia individual, os colchões extremamente duros e firmes impedem o perfeito alinhamento da coluna cervical, na posição correta de dormir que é de lado.
Já colchões demasiadamente macios podem causar dores lombares e problemas posturais nos ombros. O colchão de látex por sua vez combina suporte adequado da cabeça, e conforto garantido com o correto alinhamento da coluna cervical.

Também devido a sua alta elasticidade, o colchão de látex amolda-se perfeitamente ao corpo e elimina os pontos de pressão, muito comuns em colchões convencionais, responsáveis por incômodos e elevados números de dores que obrigam a mudar de posições durante à noite. O benefício direto é um sono mais profundo e restaurador. Outra característica dos colchões e travesseiros de látex é o conforto térmico. O látex possui um sistema de ventilação interna com células extremamente abertas, que se mantém a temperatura sempre fresca. Esse novo material tem alta durabilidade, superior a outros materiais.

A postura mais adequada ao dormir é adotar a posição de lado, com as pernas ligeiramente dobradas. Com o colchão e o travesseiro de látex as curvas laterais da cabeça, do corpo (com mais volume abdominal ou maior tamanho das mamas), com maior ou menor envergadura dos ombros têm uma acomodação natural. As pessoas com grande volume das coxas e pernas também tem uma acomodação automática com o látex.

O público consumidor que teria dificuldade de avaliar todos esses detalhes anatômicos e ergonômicos, os fabricantes e as lojas de vendedores desse produto já providenciaram os colchões e travesseiros adequados, mas a posição de dormir é de responsabilidade individual.
Para o casal a recomendação é que estudem o melhor lado para cada um, se houver dificuldade e principalmente se um dos dois ronca muito, e tem apnéia do sono (pequenos períodos que o ronco para e parece que a pessoa não respira) a solução é dormir em camas separadas.

admin

Comentários