FES X WALKAIDE

A corrente FES (Estimulação Elétrica Funcional) é uma corrente alternada de baixa freqüência, tipo excita motor que provoca contrações musculares utilizada em terapias específicas por profissionais da fisioterapia  através de eletrodos sobre a pele do paciente.

Esta modalidade de corrente é indicada para fortalecimento muscular, manutenção de ADM (Amplitude de Movimento), controle de espasticidade muscular, estímulo de musculatura em reinervação, retardo de atrofias, manutenção de tonicidade muscular e uso ortótico.

Tem contra indicações para pacientes com marca passo, doenças vasculares periféricas, tecido neoplástico, seio carotídeo e nervo frênico, gestantes, pacientes com baixo entendimento e neuropatias periféricas.

Mundialmente conhecida pela sigla FES (Functional Electrical Stimulation), a estimulação elétrica funcional é uma forma de tratamento que utiliza a corrente elétrica de baixa freqüência para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, traumas raqui-medulares ou crânios encefálicos, paralisia cerebral, dentre outros.

Essa corrente elétrica é específica de tal forma que possibilita a contração muscular funcional.

 

FISIOLOGIA

A técnica FES tem como base a produção da contração através da estimulação elétrica, que despolariza o nervo motor, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo. Este sincronismo promove uma contração eficiente, mas é necessário treinamento específico, a fim de evitar a fadiga precoce que impediria a utilização funcional do método com o objetivo reabilitacionais.

 

WALKAIDE

O Walkaide é um sistema estimulador neuromuscular funcional externo que é indicado para solucionar o pé caído em pacientes que possuem dano substancial dos neurônios motores superiores ou de caminhos para medula espinhal (sistema nervoso central). Durante a fase de balanço da caminhada, o Walkaide estimula eletricamente o músculo adequado que causa a dorsiflexão do tornozelo e com isso melhor a capacidade de caminhar do paciente. Os benefícios da Estimulação Elétrica Funcional (FES – Functional Electrical Stimulation) incluem a prevenção da fraqueza ou desuso muscular, aumento do fluxo sanguineo local, reforço do músculo e manutenção ou melhoramento da amplitude do movimento articular do tornozelo.

Neuro-próteses é o estudo e desenvolvimento de dispositivos médicos que venham a substituir ou melhorar a função dos sistemas de órgãos neuromusculares danificados e restaurar os processos normais do corpo, criar ou melhorar a função e / ou reduzir a dor. Exemplos de dispositivos de neuro-próteses incluem próteses cocleares (os mais utilizados dispositivos de neuro-próteses), mecanismos de controle urinário e intestinal, estimulação profunda do cérebro utilizando eletrodos e dispositivos que restauram a mobilidade e respiração de pessoas paralisadas. Ao contrário de muitos dispositivos de neuro-próteses, que requerem a implantação no corpo, Walkaide, que foi desenvolvida para tratar a gota do pé, é um dispositivo não invasivo usado na parte inferior da perna.

Uma disciplina que combina a neurociência e engenharia biomédica, neuro-próteses tornou-se uma área de grande interesse científico e clínico e progresso rápido. Os implantes cocleares, que foram introduzidos pela primeira vez na década de 1950 e 1960 têm, ao longo dos anos, passou de componentes grandes e externas que foram amarrados ao corpo, para dispositivos menores, usado internamente. Estimuladores cardíacos, os quais foram implantados com êxito pela primeira vez em 1960, foram originalmente desenvolvidos como os dispositivos externos.

A maioria dos dispositivos neuro-próteses utilizam biossensores para detectar sinais do sistema nervoso ou muscular do usuário e transmitir essa informação a um controlador localizado no interior do dispositivo. Exemplos incluem fios que detectam a atividade elétrica na pele, eletrodos de agulha implantadas no músculo, ou matrizes de eletrodos de estado sólido com os nervos a crescer através delas. O controlador está ligado ao nervo do usuário e sistemas muscular e do próprio dispositivo. Ele envia comandos intenção do utilizador para os atuadores do dispositivo, e interpreta feedback da mecânica e biossensores para o utilizador. O controlador também é responsável pelo monitoramento e controle dos movimentos do dispositivo.

Muitos dispositivos de neuro-próteses usam estimulação elétrica funcional (comumente abreviado como FES) para ativar nervos que inervam as extremidades afetadas pela paralisia decorrente de lesão medular incompleta (SCI), traumatismo craniano, acidente vascular cerebral ou outros distúrbios neurológicos. FES emprega pequenos impulsos elétricos para estimular os nervos que suprem os músculos paralisados. Isso ativa os músculos, permitindo-lhes produzir movimento básico, mas útil.

Indicações de Uso

O Walkaide é um sistema estimulador neuromuscular funcional externo que é indicado para solucionar o pé caído em pacientes que possuem dano substancial dos neurônios motores superiores ou de caminhos para medula espinhal (sistema nervoso central). Durante a fase de balanço da caminhada, o Walkaide estimula eletricamente o músculo adequado que causa a dorsiflexão do tornozelo e com isso melhor a capacidade de caminhar do paciente.

Os benefícios da Estimulação Elétrica Funcional (FES – Functional Electrical Stimulation) incluem a prevenção da fraqueza ou desuso muscular, aumento do fluxo sanguineo local, reforço do músculo e manutenção ou melhoramento da amplitude do movimento articular do tornozelo.

Contraindicações

  • Não use em pessoas com implantes de marcapassos cardíacos ou desfibriladores;
  • Não coloque os eletrodos na região do seio carotídeo (garganta). Espasmos

laríngeos ou faríngeos podem ocorrer quando os eletrodos são colocados na garganta ou boca;

  • Não coloque os eletrodos sobre tumores malignos;
  • Não coloque os eletrodos sobre áreas em que existam sintomas da existência de trombose.
  • Não use em pessoas com histórico de convulsões.

 

Conclusões

Visto que o aparelho busca o mesmo princípio da corrente funcional, logo apresenta uma possibilidade de configuração, como exemplo, suavidade em rampa on (rampa de subida), para melhor acomodação neuromuscular.

Outro exemplo de afunilar o parâmetro ou um extra pulso, e caso de pouca resposta neural.

Tendo em vista que uma contra indicação relativa é de fato a lesão periférica, em especial o nervo fibular (perônio), tais como compressão de ramo radicular periférico, compressão de nervo ciático, logo a desmielinização desses nervos, geram um impedimento de condutibilidade nervosa dos mesmos.

Uma vez que o paciente seja perfil para o uso dessa neuro órtese, é visto uma mudança considerável em toda biomecânica da marcha, com redução em níveis comprometedores de compensações de toda a cadeira musculoesquelética ascendente.

Sempre tendo a observância da necessidade um profissional capacitado para tal manuseio nos parâmetros configuracionais do equipamento, e tendo um bom uso de manuseio da parte do cliente.

Logo havendo uma falha nesse circuito humano, gera um comprometimento na função mecânica, podendo causar danos maiores, como queda da própria altura, até mesmo um traumatismo crânio encefálico (TCE).

Ainda existem estudos em desenvolvimento quanto a respostas de reconstrução neural após o inicio do uso do walkaide, tendo ainda relato de novos estudos, de pacientes apresentando desmame das ortese, devido a uma resposta independente da condutibilidade neural.

Logo pode-se concluir que um paciente apresentando perfil para usuário da neuro órtese walkaide, apresenta um ganho de forma direta nas  atividades de vida diária e até mesmo no padrão de ressocialização e na qualidade de via.

Informe seu paciente e o encaminhe para um teste em nossa empresa, sinta-se a vontade de acompanha-lo se assim o desejar.

Dê uma oportunidade de poder ter ele novamente a sensação de andar de forma normal, isso não vai trazer com que ele deixe de ter de fazer da fisioterapia.

Por Danubio Fernando (Fisioterapeuta da Ortopedia São José, especializado em Ortese e Prótese pela ABOTEC).

Ortopedia São José
Ortopedia São José

Comentários