Ortesistas e Protesistas

Ortesista
Profissional especializado na confecção de Órteses Ortopédicas
Órteses Ortopédicas são aparelhos e/ou equipamentos que venham a sustentar ou corrigir alguma parte do corpo humano como, por exemplo, Palmilhas Ortopédicas, Coletes, Tutores, Talas, etc…
Ortesista é o profissional especializado em tomar as medidas para confecção, modelar, ajustar, consertar e confeccionar as Órteses. Este profissional trabalha sempre em conjunto com um profissional da área de reabilitação, ou seja, um Médico, Fisioterapeuta, Fisiatra, etc… onde tais profissionais prescrevem o tipo de órtese que desejam ou decidem em conjunto com o Ortesista o tipo de órtese mais indicado para cada caso, pois o Ortesista tem obrigação de estar sempre atualizado com os mais recentes modelos e novos tipos de órteses para poder sugerir ao profissional de reabilitação a órtese mais indicada.

O Ortesista não prescreve órteses pois seu conhecimento é de nível técnico e o mesmo sempre deverá trabalhar em conjunto com um profissional capaz de diagnosticar o problema do paciente, ter conhecimento do tipo de tratamento necessário e só então, havendo necessidade de uma órtese, decidir em conjunto o tipo mais adequado.

Protesista
Profissional especializado na confecção de Próteses Ortopédicas
Próteses Ortopédicas, são aparelhos e/ou equipamentos que venham substituir partes do corpo humano como, por exemplo, Pernas Mecânicas, Braços Mecânicos, etc…(a nomenclatura correta seria: Prótese de Membro Inferior e Prótese de Membro Superior)
Protesista é o profissional especializado em tomar as medidas para confecção, modelar, ajustar, consertar e confeccionar as Próteses Ortopédicas. Este profissional deve trabalhar sempre em conjunto com um profissional da área de reabilitação, ou seja, um Médico, Fisioterapeuta, Fisiatra, etc… Sendo que o Protesista está habilitado para a prescrição da prótese a ser utilizada pelo paciente. O trabalho em conjunto com outros profissionais da área de reabilitação, é ideal para uma perfeita reabilitação do paciente pois não se trata apenas de colocar uma perna ou braço artificial na pessoa amputada, existe todo um trabalho de preparação e treinamento para total recuperação deste paciente.
Tanto o Protesista, quanto o Ortesista ou o Protesista-Ortesista, são profissionais que têm de ser registrados na ABOTEC (Associação Brasileira de Ortopedia Técnica), assim como todas as empresas que trabalham com Órteses e Próteses Ortopédicas, além de serem registradas na ABOTEC, são obrigadas a terem estes profissionais como responsáveis técnicos. Tal fato é de extrema importância pois verifica-se atualmente muitas empresas comercializando Órteses e Próteses Ortopédicas, principalmente as órteses pré-fabricadas, sem terem o menor conhecimento técnico, o que pode trazer sérias conseqüências aos usuários.

admin

Comentários