Os Aparelhos de Pressão Digitais

Atualmente existem no mercado aparelhos digitais de custo acessível ao paciente, com validações clínicas e de sociedades médicas que tornam seu uso confiável na prática clínica.

Tais aparelhos fazem a leitura por oscilometria e convertem os valores obtidos para pressão arterial por meio de algoritmos2 proprietários de cada fabricante, por isso é de extrema importância a indicação de fabricantes reconhecidos e com grande experiência no produto, pois estes aperfeiçoam constantemente seus algoritmos.
Dentre os tipos de aparelhos existentes, os que medem no braço possuem melhor desempenho e níveis mais elevados de validação, apesar de também existirem aparelhos que pulso validados e recomendáveis. Na indicação do tipo de aparelho a ser utilizado, deve-se levar em consideração que os aparelhos de pulso podem apresentar limitações em pacientes idosos, principalmente por causa do aumento da rigidez arterial, que dificulta a medida no pulso.
Para o uso adequado dos aparelhos deve sempre ser lembrada a importância do tamanho da braçadeira (de pulso ou de braço) que deve ser adequada à circunferência de braço do paciente1,e que a mesma esteja na altura do coração no momento do uso.

 

 

 

admin

Comentários